Home » » OFICINA 3: internet e jogos eletrônicos

OFICINA 3: internet e jogos eletrônicos

Postado por Unknown em sábado, 22 de dezembro de 2012 | 12:58

Os jogos eletrônicos são excelentes recursos para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem da Geografia. Várias são as opções disponíveis na internet, em sites especializados como o “Só Geografia”, “Terra” e “Baixaki”. Nestes, há jogos interessantes como Montando o Brasil, Blocos Econômicos, Relevo e Clima do Brasil, entre outros. Os professores em formação precisam conhecer e fazer uso dessas ferramentas tecnológicas que, hoje, sãode grande conhecimento e de domínio dos alunos. Tais jogos podem criar um ambiente novo em sala de aula, onde o real e a ficção se relacionam para o surgimento de novas questões que instigam a aprendizagem espacial.
Além de jogos, com o uso do computador e da internet, é possível coletar no portal do IBGE <www.ibge.gov.br> e do IPECE <www.ipece.ce.gov.br> perfis municipais, mapas, gráficos, tabelas e links interessantes (como o IBGE teen) que podem ressignificar o ensino-aprendizagem de Geografia, através do enfoque sobre os lugares de vivência dos alunos.Nessa proposta, eles podem ser co-autores do saber, não apenas assimilando o conhecimento pronto e instituído nos sites (comparando com o livro didático), mas permitindo recriar conceitos geográficos e metodologias de ensino a partir da descoberta de novas informações e recursos.
Share this article :

0 comentários:

Deixe sua opinião!

Diga-nos o que está pensando... !

 
PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
GEOGRAFIA | Universidade Estadual Vale do Acaraú
Copyright © 2011. PIBID | GEOGRAFIA | UVA - All Rights Reserved
Template Design by Rodrigo Sousa | Jarbas Moraes