Os
jogos eletrônicos são excelentes recursos para aprimorar o processo de
ensino-aprendizagem da Geografia. Várias são as opções disponíveis na internet,
em sites especializados como o “Só
Geografia”, “Terra” e “Baixaki”. Nestes, há jogos interessantes como Montando o
Brasil, Blocos Econômicos, Relevo e Clima do Brasil, entre outros. Os
professores em formação precisam conhecer e fazer uso dessas ferramentas
tecnológicas que, hoje, sãode grande conhecimento e de domínio dos alunos. Tais
jogos podem criar um ambiente novo em sala de aula, onde o real e a ficção se
relacionam para o surgimento de novas questões que instigam a aprendizagem
espacial.
Além
de jogos, com o uso do computador e da internet, é possível coletar no portal
do IBGE <www.ibge.gov.br> e do IPECE <www.ipece.ce.gov.br> perfis
municipais, mapas, gráficos, tabelas e links
interessantes (como o IBGE teen) que
podem ressignificar o ensino-aprendizagem de Geografia, através do enfoque
sobre os lugares de vivência dos alunos.Nessa proposta, eles podem ser
co-autores do saber, não apenas assimilando o conhecimento pronto e instituído
nos sites (comparando com o livro
didático), mas permitindo recriar conceitos geográficos e metodologias de
ensino a partir da descoberta de novas informações e recursos.


0 comentários:
Deixe sua opinião!
Diga-nos o que está pensando... !