Home » » Oficinas

Oficinas

Postado por Unknown em sexta-feira, 22 de março de 2013 | 10:55


OFICINA: Os meios audiovisuais como ferramentas de ensino: a produção de vídeos documentários nas aulas de geografia

Maria de Fátima Oliveira Nascimento 

 O uso de novas práticas pedagógicas e, conseqüentemente, de novos recursos didáticos são imprescindíveis no ensino de da geografia. Pautado nesse entendimento e sabendo o potencial dos meios audiovisuais no processo de ensino aprendizagem propomos trabalhar com a produção de vídeos sobre o lugar de vivência dos alunoas. Os vídeos possibilitarão a alunos identificar os fatos e correlacionar com o global. Titulada ao publico de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, mas também tem objetivo primordial a produção de vídeos através de imagens do lugar onde os alunos vivem e ainda qualificar o entendimento dos mesmos. 


OFICINA 1: Maquetes temáticas, globo e planetário.

O uso de folhas e esferas de isopor, massa de modelar, tinta guache, tesoura, lápis de cor e cola, pode resultar em maquetes bem criativas sobre o sistema solar, modelados de relevo, placas tectônicas, entre outros temas. Ao associarem tais maquetes com a construção do globo terrestre e do planetário, professores e alunos podem reduzir o grau de abstração que, frequentemente, é encontrado no estudo dos fenômenos naturais responsáveis pela dinâmica da Terra, tais como tectonismo e plutonismo, a distribuição dos continentes, as estações do ano, as coordenadas geográficas, as camadas da Terra etc. Vale ainda frisar que as maquetes são recursos tridimensionais que facilitam a compreensão de importantes noções cartográficas como escala e projeções.





                                      OFICINAS: Materiais didáticos produzidos no LEGEO

OFICINA 2: Jogos de tabuleiro, dominó, quebra-cabeça e tiro ao alvo.

Com o uso de materiais simples, como papel duplex, plástico adesivo, dado, bandeja de bolo, pincel, tinta, cola e tesoura, é possível construir jogos didáticos de baixo custo e de grande aceitação pelos alunos, pois possibilita a vivência do conteúdo por meio da diversão e da competição sadia que potencializa o desenvolvimento cognitivo e humano do aluno. Os jogos possuem um forte apelo estético e tanto podem ser produzidos pelos professores, quanto pelos alunos.



                                      OFICINAS: Materiais didáticos produzidos no LEGEO




OFICINA 3: Internet e jogos eletrônicos

     Os jogos eletrônicos são excelentes recursos para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem da Geografia. Várias são as opções disponíveis na internet, em sites especializados como o “sogeografia”, “Terra” e “baixaki”. Nestes, há jogos interessantes como Montando o Brasil, Blocos Econômicos, Relevo e Clima do Brasil, entre outros. Os professores em formação precisam conhecer e fazer uso dessas ferramentas tecnológicas que, hoje, sãode grande conhecimento e de domínio dos alunos. Tais jogos podem criar um ambiente novo em sala de aula, onde o real e a ficção se relacionam para o surgimento de novas questões que instigam a aprendizagem espacial. 











                                       OFICINAS: Tecnoaulas ministradas por bolsistas e professores do LEGEO



          I FEIRA DE PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA – 2012.1 Apoio do PIBID na organização, envolveu o curso, profs. e alunos das escolas públicas. Essa aglutinação rederam um acervo de materiais didáticos para o Laboratório, indispensável para o Ensino de Geografia, que sem dúvida podem ser usados nas escolas para enriquecerem ainda mais as aulas.


OFICINA: A CONTRIBUIÇÃO DA CARTOGRAFIA NA ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS TÁTEIS PARA O ENSINO MÉDIO

Claudiana Brito Paiva



             A presente oficina objetiva contribuir, com o processo de ensino – aprendizagem dos alunos levando em consideração uma educação socioconstrutivista dos educandos.  Assim, Consiste na elaboração e na construção de materiais didáticos cartográficos táteis, com a intencionalidade de contribuir com os alunos e professores, em um processo de confecção e utilização dos materiais produzidos pelos próprios alunos com a mediação dos professores.

Mapa tátil de Sobral/CE







                                          Fonte: Oficina ministrada por bolsista do PIBID.

            Ainda é necessário desenvolver as várias habilidades e inteligências e utilizar os diversos canais de comunicação, proporcionando experiências diversificadas para todos e contribuindo para a formação de cidadãos, pois a Cartografia tátil é um meio para que as pessoas com limitações visuais tenham oportunidade de “verem” o espaço geográfico em que estão vivenciando cotidianamente.



OFICINAO saber Geográfico no ritmo da melodia

Izabelle Ventura, Bolsista PIBID na Escola de Ensino Fundamental e Médio Ministro Jarbas Passarinho

A oficina tem o objetivo de ser uma atividade harmônica, onde os alunos se sintam motivados a aprender Geografia, melhorando o processo de ensino-aprendizagem. A proposta principal é utilizar a música como subsídio ao ensino de Geografia. No primeiro momento trabalhamos com a música "Parabolicamará" de Gilberto Gil.



PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
1-      Iniciar a oficina entregando a letra da música selecionada para os alunos, em seguida ouvi-la;
2-      A partir da música, fazer uma pequena discussão com os estudantes, sobre qual seria o tema da oficina, e sobre a importância de trabalhar com música os conteúdos geográficos;
3-      Introduzir o tema da oficina com apresentação de slides: conceitos, fases e características da Globalização;
4-      Ouvir a música novamente, e fazer uma análise do conteúdo estudado, relacionando-o com a letra da música;
5-      Dividir a turma em seis grupos, para responderem a uma atividade;
6-      Ainda nos grupos, elaborar um mural com imagens que represente as questões previamente escritas na cartolina:
·         O fenômeno Globalização;
·         Ilustre uma estrofe da música “Parabolicamará” de Gilberto Gil;
·         Fases da Globalização.
7-      Apresentação das atividades propostas;
8-      Análise conjunta das atividades pedagógicas desenvolvidas em sala. 



Oficina realizada no LEGEO com os bolsistas. 

Apresentação da Oficina na Escola Jarbas Passarinho


Alunos do 9º Ano fazendo as atividades da parte prática da oficina


Share this article :

0 comentários:

Deixe sua opinião!

Diga-nos o que está pensando... !

 
PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
GEOGRAFIA | Universidade Estadual Vale do Acaraú
Copyright © 2011. PIBID | GEOGRAFIA | UVA - All Rights Reserved
Template Design by Rodrigo Sousa | Jarbas Moraes