OFICINA: Os meios audiovisuais como ferramentas de ensino: a produção de vídeos documentários nas aulas de geografia
Maria de Fátima Oliveira Nascimento
O uso de novas práticas pedagógicas e, conseqüentemente, de novos recursos didáticos são imprescindíveis no ensino de da geografia. Pautado nesse entendimento e sabendo o potencial dos meios audiovisuais no processo de ensino aprendizagem propomos trabalhar com a produção de vídeos sobre o lugar de vivência dos alunoas. Os vídeos possibilitarão a alunos identificar os fatos e correlacionar com o global. Titulada ao publico de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, mas também tem objetivo primordial a produção de vídeos através de imagens do lugar onde os alunos vivem e ainda qualificar o entendimento dos mesmos.
OFICINA 1: Maquetes temáticas, globo e planetário.
O uso de folhas e esferas de isopor, massa de modelar, tinta guache, tesoura, lápis de cor e cola, pode resultar em maquetes bem criativas sobre o sistema solar, modelados de relevo, placas tectônicas, entre outros temas. Ao associarem tais maquetes com a construção do globo terrestre e do planetário, professores e alunos podem reduzir o grau de abstração que, frequentemente, é encontrado no estudo dos fenômenos naturais responsáveis pela dinâmica da Terra, tais como tectonismo e plutonismo, a distribuição dos continentes, as estações do ano, as coordenadas geográficas, as camadas da Terra etc. Vale ainda frisar que as maquetes são recursos tridimensionais que facilitam a compreensão de importantes noções cartográficas como escala e projeções.
OFICINAS: Materiais didáticos produzidos no LEGEO
OFICINA 2: Jogos de tabuleiro, dominó, quebra-cabeça e tiro ao alvo.
Com o uso de materiais simples, como papel duplex, plástico adesivo, dado, bandeja de bolo, pincel, tinta, cola e tesoura, é possível construir jogos didáticos de baixo custo e de grande aceitação pelos alunos, pois possibilita a vivência do conteúdo por meio da diversão e da competição sadia que potencializa o desenvolvimento cognitivo e humano do aluno. Os jogos possuem um forte apelo estético e tanto podem ser produzidos pelos professores, quanto pelos alunos.
OFICINAS: Materiais didáticos produzidos no LEGEO
OFICINA 3: Internet e jogos eletrônicos
Os jogos eletrônicos são excelentes recursos para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem da Geografia. Várias são as opções disponíveis na internet, em sites especializados como o “sogeografia”, “Terra” e “baixaki”. Nestes, há jogos interessantes como Montando o Brasil, Blocos Econômicos, Relevo e Clima do Brasil, entre outros. Os professores em formação precisam conhecer e fazer uso dessas ferramentas tecnológicas que, hoje, sãode grande conhecimento e de domínio dos alunos. Tais jogos podem criar um ambiente novo em sala de aula, onde o real e a ficção se relacionam para o surgimento de novas questões que instigam a aprendizagem espacial.
OFICINAS: Tecnoaulas ministradas por bolsistas e professores do LEGEO
I FEIRA DE PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA – 2012.1 Apoio do PIBID na organização, envolveu o curso, profs. e alunos das escolas públicas. Essa aglutinação rederam um acervo de materiais didáticos para o Laboratório, indispensável para o Ensino de Geografia, que sem dúvida podem ser usados nas escolas para enriquecerem ainda mais as aulas.
OFICINA: A CONTRIBUIÇÃO DA CARTOGRAFIA NA ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS TÁTEIS PARA O ENSINO MÉDIO
Claudiana Brito Paiva
A presente oficina objetiva contribuir, com o processo de ensino – aprendizagem dos alunos levando em consideração uma educação socioconstrutivista dos educandos. Assim, Consiste na elaboração e na construção de materiais didáticos cartográficos táteis, com a intencionalidade de contribuir com os alunos e professores, em um processo de confecção e utilização dos materiais produzidos pelos próprios alunos com a mediação dos professores.
Mapa tátil de Sobral/CE
Fonte: Oficina ministrada por bolsista do PIBID.
Ainda é necessário desenvolver as várias habilidades e inteligências e utilizar os diversos canais de comunicação, proporcionando experiências diversificadas para todos e contribuindo para a formação de cidadãos, pois a Cartografia tátil é um meio para que as pessoas com limitações visuais tenham oportunidade de “verem” o espaço geográfico em que estão vivenciando cotidianamente.
OFICINA: O saber Geográfico no ritmo da melodia.
Izabelle Ventura, Bolsista PIBID na Escola de Ensino Fundamental e Médio Ministro Jarbas Passarinho
A oficina tem o objetivo de ser uma atividade harmônica, onde os alunos se sintam motivados a aprender Geografia, melhorando o processo de ensino-aprendizagem. A proposta principal é utilizar a música como subsídio ao ensino de Geografia. No primeiro momento trabalhamos com a música "Parabolicamará" de Gilberto Gil.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
1- Iniciar a oficina entregando a letra da música selecionada para os alunos, em seguida ouvi-la;
2- A partir da música, fazer uma pequena discussão com os estudantes, sobre qual seria o tema da oficina, e sobre a importância de trabalhar com música os conteúdos geográficos;
3- Introduzir o tema da oficina com apresentação de slides: conceitos, fases e características da Globalização;
4- Ouvir a música novamente, e fazer uma análise do conteúdo estudado, relacionando-o com a letra da música;
5- Dividir a turma em seis grupos, para responderem a uma atividade;
6- Ainda nos grupos, elaborar um mural com imagens que represente as questões previamente escritas na cartolina:
· O fenômeno Globalização;
· Ilustre uma estrofe da música “Parabolicamará” de Gilberto Gil;
· Fases da Globalização.
7- Apresentação das atividades propostas;
8- Análise conjunta das atividades pedagógicas desenvolvidas em sala.
| Oficina realizada no LEGEO com os bolsistas. |
| Apresentação da Oficina na Escola Jarbas Passarinho |
| Alunos do 9º Ano fazendo as atividades da parte prática da oficina |







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