Antonio Jarbas Barros de Moraes
Lenilton Francisco de Assis
RESUMO
O
artigo apresenta uma proposta de ensino-aprendizagem da população para que esta
deixe de ser tratada, como algo abstrato, quantitativo e dissociado da vida dos
estudantes da Educação Básica. O trabalho é resultado de atividades
desenvolvidas no Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência (PIBIB/CAPES)
e segue os preceitos metodológicos da pesquisa-ação através de uma revisão
bibliográfica que foi problematizada na prática das visitas de observação e de
planejamento da oficina realizada na Escola de Ensino Fundamental e Médio
Profissional São José, em Sobral/CE. Na oficina, dados da população local foram
coletados na internet e correlacionados às tabelas e pirâmides da população
mundial disponíveis nos livros didáticos. A partir de uma abordagem
multiescalar que integrou recursos didáticos diversificados, a pesquisa comprovou
que é possível trabalhar a geografia da população de forma interessante e prazerosa
e ainda fomentar várias estratégias de ensino-aprendizagem que despertem nos alunos
a reflexão crítica sobre o lugar e o mundo.



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