Home » » A MEDIAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS DIVERSIFICADOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA POPULAÇÃO NA GEOGRAFIA ESCOLAR

A MEDIAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS DIVERSIFICADOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA POPULAÇÃO NA GEOGRAFIA ESCOLAR

Postado por Unknown em segunda-feira, 23 de setembro de 2013 | 11:28





Antonio Jarbas Barros de Moraes
Lenilton Francisco de Assis

RESUMO

O artigo apresenta uma proposta de ensino-aprendizagem da população para que esta deixe de ser tratada, como algo abstrato, quantitativo e dissociado da vida dos estudantes da Educação Básica. O trabalho é resultado de atividades desenvolvidas no Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência (PIBIB/CAPES) e segue os preceitos metodológicos da pesquisa-ação através de uma revisão bibliográfica que foi problematizada na prática das visitas de observação e de planejamento da oficina realizada na Escola de Ensino Fundamental e Médio Profissional São José, em Sobral/CE. Na oficina, dados da população local foram coletados na internet e correlacionados às tabelas e pirâmides da população mundial disponíveis nos livros didáticos. A partir de uma abordagem multiescalar que integrou recursos didáticos diversificados, a pesquisa comprovou que é possível trabalhar a geografia da população de forma interessante e prazerosa e ainda fomentar várias estratégias de ensino-aprendizagem que despertem nos alunos a reflexão crítica sobre o lugar e o mundo. 
Share this article :

0 comentários:

Deixe sua opinião!

Diga-nos o que está pensando... !

 
PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
GEOGRAFIA | Universidade Estadual Vale do Acaraú
Copyright © 2011. PIBID | GEOGRAFIA | UVA - All Rights Reserved
Template Design by Rodrigo Sousa | Jarbas Moraes