Simoni Lemos de Assis
RESUMO
Vista como um tema desafiador, a Cartografia requer estratégias diversificadas de ensino que reduzam o grau de abstração e o temor construído nas aulas de Geografia. Nesse sentido, o presente artigo apresenta algumas experiências vivenciadas na Oficina ―Acertando as horas do mundo‖, realizada na Escola de Ensino Médio Ministro Jarbas Passarinho, em Sobral/CE, dentro das atividades do Programa de Iniciação à Docência – PIBID/UVA, subprojeto Geografia. A escolha do tema não foi casual, mas baseada em pesquisa prévia com professores e alunos que apontaram os fusos horários como um dos temas mais difíceis para o ensino- aprendizagem da Geografia. Assim, apostamos no uso e na produção dos seguintes materiais: o globo terrestre e seus fusos, as maquetes dos fusos adotados no Brasil, nas quais os alunos utilizaram materiais variados para codificar as faixas de fuso horários. O método do aprender- fazendo mostrou-se eficaz, pois associou a criatividade e o lúdico à aprendizagem.
0 comentários:
Deixe sua opinião!
Diga-nos o que está pensando... !